domingo, 4 de agosto de 2013

American Horror Story: Asylum



Se há função que os prémios em geral devem servir é a de sublinhar coisas que merecem ser vistas mas que nos poderiam passar despercebidas. Este mês foram anunciadas as nomeações para os Emmys deste ano e no topo dos nomeados está a segunda temperada desta série, que até agora (apesar de eu até gostar do género) ainda não me tinha atraído. (Talvez a culpa fosse do título, horror americano e ainda por cima televisivo, soa a coisa para ser assim um horror de meia tigela, limpinho e sanitizado.)

Mas agora fiquei com curiosidade. Felizmente a minha curiosidade pode ser satisfeita sem ter de começar pela primeira temporada, já que cada uma é completa e passa-se num cenário e contexto diferente (apesar de vários actores serem comuns mas em papéis diferentes). O todo do plantel de actores é emblemático da respeitabilidade que as produções para TV ganharam em relação às produções cinematográficas e sem dúvida um dos factores positivos da série.

Até agora do que vi, há um caldeirão temático onde cabem demências várias, possessões demoníacas, experiências científicas pouco éticas, assassinos em série, freiras sádicas, freiras masoquístas, preconceitos raciais e sexuais à la anos 60 e até (infelizmente) aliens. E ainda só vi 2 episódios. A ver vamos como seguram as rédeas a tanta animação num só asilo.