domingo, 31 de março de 2013

1001 Filmes: Spoorloos (1988)


Nota: Este post foi instigado pelo livro "1001 Movies You Must See Before You Die".

Um thriller holandês bastante perturbador que nos guia até ao encontro entre Rex Hofman, um homem obcecado pelo desaparecimento da sua namorada durante uma viagem por França anos antes e Raymond Lemorne, o metódico sociopata que planeou o rapto desta. Rex, consumido pela incerteza do destino da rapariga, fará tudo para saber o que se passou e Raymond irá aproveitar-se da obsessão deste para levar mais além a sua perversão.

Com uma direcção precisa, quase clínica, Spoorloos vai-nos desvendando aos poucos a mente e o desenvolver do método de Raymond e talvez seja mesmo por tudo ser mostrado de um modo tão factual que se torna perturbador. Raymond apodera-se de pequenos pormenores quotidianos para aperfeiçoar o seu plano malévolo com a leveza e satisfação de quem colhe ideias para uma receita de culinária.

Por contraponto a Raymond, Rex é o lado emocional deste binómio, quem sente uma vertigem movida pela curiosidade. É ele quem nos puxa para essa vertigem e nos guia até à sua inevitável destruição num final memorável.


Sem comentários:

Enviar um comentário