terça-feira, 25 de agosto de 2009

Stuff of Legends, Volume 1: The Dark, Book 1

Leituras de Férias I

No Free Comic Book Day deste ano um dos comics que mais chamou a atenção foi a Previews deste volume de The Stuff of Legends, um novo título da Th3rd World Studios, escrito por Mike Raicht e Brian Smith e desenhado por Charles Paul Wilson III. E não admira.

Passado em 1944, em Brooklyn onde, enquanto o seu pai luta na Europa contra os avanços nazis, uma criança é raptada pelo Boogeyman. Cabe aos seus brinquedos mais leais e corajosos aventurarem-se pelo território conhecido como The Dark (um teritório habitado por brinquedos estragados, rejeitados e rancorosos) para salvarem o rapaz e as suas próprias almas.

Grande parte do interesse que o volume gerou deve-se ao seu aspecto gráfico: 50 páginas de arte num estilo original e belo, onde o aspecto de esboço e o sépia transmitem uma nostalgia pela infância e por uma época passada.


O argumento é interessante: uma história sobre bonecos que ganham vida quando ninguém está a olhar poderia não ser muito original mas o argumento aproveita bem a premissa dando-lhe profundidade e complexidade (mesmo que aqui e ali não se escape a alguns clichés). Gosto particularmente que a transformação dos bonecos varie entre o nosso mundo e The Dark, onde estes não se tornam apenas móveis e falantes mas tornam-se realmente naquilo que são (um urso de peluche torna-se realmente num urso, por exemplo).

Nas várias leituras que se podem fazer do argumento, salta à vista não só o paralelismo com a segunda Guerra Mundial que decorria na altura mas também um paralelismo com a religião cristã. Aqui a criança é apresentada como um deus criador, dando vida aos seus brinquedos através da sua imaginação mas tal como o bíblico, é um deus que não se coíbe de castigar e de permitir o mal. Aos seus brinquedos cabe perceber como continuar a lutar e manter-se fiel a um deus capaz de causar tanto mal às mesmas criaturas a quem dá vida ou então juntar-se à causa de Boogeyman, um nada, um vazio, um demónio livre das regras arbitrárias do criador. No entanto, os objectivos finais de Boogeyman permanecem envoltos em mistério e adivinham-se perversos.

O storyboard está bem conseguido, encaixando bastante informação de modo fluido nestas primeiras 50 páginas. Apenas a transição do prólogo para o primeiro capítulo me pareceu um pouco abrupta: num momento os brinquedos estão a pôr-se a caminho, no outro já estão a meio de uma grande batalha.

Em geral este número é francamente interessante, seja pela arte, seja pela história, a qual levanta várias questões que me farão comprar o segundo número para as ver respondidas. Esta primeira parte, o volume 1, será composta por dois livros de 50 páginas que, se as vendas correrem bem, serão o princípio de uma história mais ampla. E tendo em conta que este número já esgotou e já se encontra em 2ª Edição, parece-me que vamos ter mais um novo universo para seguir com atenção.

domingo, 9 de agosto de 2009

Imaginário Visual

Digamos que é uma nova coluna aqui no blog: a das imagens que nos chamam a atenção e que merecem ser partilhadas. Da BD quase sempre mas de olho atento ao resto do mundo artístico.

E começamos bem dispostos, com uma imagens leve e fresca como um piquenique de Verão. ;)



Perfect Pair COLORED by `cheeks-74 on deviantART

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dois grandes títulos tão esperados...


... por mim pelo menos.

Em primeiro, espero ansiosamente o lançamento em álbum previsto (uma vez que sigo o manga pela yen Plus Magazine) para Outubro deste ano,
Soul Eater.
Nesta história são todos jovens "comedores de almas" o objectivo é comer, por assim dizer, 99 almas humanas e mais uma de uma bruxa. São também caçadores de seres sobrenaturais, chamados
Shibusen com o objectivo de eliminar os Kishins. É um trabalho em parceria, uma personagem transforma-se em arma (death scythe) enquanto que a outra a tem que manejar (weapon meister), usam muitas vezes a técnica Soul Ressonance.

Este manga tem uma particularidade engraçada, poder-se-à considerar Shonen (para jovens adolescentes), mas conta com uma personagem feminina protagonista em toda a história... e acho que já falei demais...




Um outro título pelo qual anseio, e que tenho vindo a acompanhar na Shonen Jump é
Tegami Bachi ou Letter Bee.
Com uma arte de deixar qualquer um boquiaberto. Um abuso... tem uma certa poesia não só gráfica como literária à mistura.

Conta a história de um carteiro. Que para a sua surpresa um dia tem que entregar uma encomenda.... um ser humano. Caminham por terras infestadas de
Gaichuu, insectos colossais que são apenas mortos com uma mistura de Amberground (âmbar com milhares de anos) e um pedaço do coração dos próprios Letter Bees.

In a land of perpetual night, your heart is your light.