quarta-feira, 13 de maio de 2009

Locke & Key Vol.1: Welcome to Lovecraft TPB



The end is the beginning is the end

Quando um acto de retorcida violência atinge a família Locke vitimizando mortalmente Rendell, o patriarca desta família, a sua viúva e os três filhos mudam-se para a residência ancestral dos Locke, uma antiga e enorme mansão numa pequena península, onde Rendell Locke e o seu irmão (o actual residente da mansão) passaram as suas infâncias e juventudes. A braços com a dor resultante do assasínio do Rendell, esta família vai começar a descobrir os segredos da mansão Lovecraft, onde muitas das suas portas têm chaves que as abrem para o mistério, o fantástico e o horror.

Welcome to Lovecraft é uma mini-série de 6 issues, escrita por Joe Hill, autor norte-americano de horror e filho de Stephen King e com arte gráfica de Gabriel Rodriguez, editada pela IDW Publishing e neste momento encontra-se nomeada para dois prémios Eisner (Melhor Mini-série e Melhor Argumentista). E estas nomeações são mais que merecidas, pois esta é uma excelente série a seguir com atenção e entusiasmo.

Um dos trunfos da série é de facto o argumento: uma história contada num ritmo lento mas certeiro, permitindo o desenvolvimento dos personagens e a criação de um ambiente de fascínio e de horror. Não o horror gore do fascínio mórbido por coisas nojentas, mas o horror da presença do mistério e da incerteza, o horror do fantástico que está perto do real mas que ao mesmo tempo não nos é familiar, o horror de não se conseguir distinguir o maravilhoso do perigoso. Após o issue inicial onde ocorre o assassínio que aparentemente despoleta toda a história, cada issue é visto pela perspectiva de um dos personagens principais, dando-nos a possibilidade não só de nos familiarizarmos com eles mas principalmente de conhecermos os seus mecanismos internos, o que os motiva e como estão a conseguir ou não lidar com os eventos que se vão sucedendo. No final somos confrontados com a descoberta de que aquilo que parecia ter despoletado todos os eventos da série é não mais que a consequência de eventos passados e que em certa maneira os acontecimentos presentes são o fechar de um ciclo. Agora um novo ciclo começa e resta-nos esperar impacientemente a nova série para desvendar o que se adivinha e para descobrir todos os segredos e possiblidades desta fantástica mansão.

Em termos gráficos, Gabriel Rodriguez, imprime um cunho pessoal, com um desenho forte e sólido, um bom storyboard e cores muito adequadas. Um prazer de ver.

A história completa ficará terminada em 3 actos: este foi o primeiro e o segundo será composto por duas mini-séries de 6 issues cada. A segunda série encontra-se já em publicação. E eu por cá, espero-a com grande expectativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário