terça-feira, 9 de junho de 2009

Liga de Cavalheiros Extraordinários III

Century: 1910

Doze anos após a Guerra dos Mundos do segundo volume da Liga, Mina Murray e os seus novos companheiros investigam premonições de teor apocalíptico. Enquanto conspirações ocultistas sob o signo nefasto do Cometa Hayley parecem assombrar a iminente coroação, MacHeat, ou Mack the Knife, espalha a sua violência pelas docas de Londres, onde Janni, filha de Nemo, encontrará motivos para a vingança sangrenta que a irá levar a aceitar o seu destino.

Este é o primeiro dos 3 capítulos que constituirão o terceiro volume da série, cada qual passado numa época diferente e autoconclusivo, apesar de juntos formarem uma saga épica. Aqui, em 1910, há dois mundos ficcionais que se destacam: o do oculto, com todos os mais importantes detectives e aventureiros do paranormal dessa época a fazerem a sua aparição e o da Ópera dos Três Vinténs de Bertholt Brecht e Kurt Weill, que empresta a este capítulo não só muito do seu enredo, seja relativo a Mack the Knife, seja relativo a Pirate Jenny, como empresta muito da sua estrutura, incluíndo o uso das canções e de mecanismos próprios da ópera (as personagens que cantam sem que as que a rodeiam pareçam notar, as personagens que cantam dirigindo-se ao espectador ou neste caso ao leitor,...).

A história, como já é habitual, é inteligentemente trabalhada, habilmente misturando a vida ficcional já existente das personagens usadas com o enredo próprio da Liga. Neste capítulo muita coisa é deixada em aberto, criando expectativa para a restante saga mas também muita acção é levada à sua conclusão, o suficiente para criar uma final climático (ainda que negro). A arte de kevin O'Neill continua excelente, na sua versão moderna da ilustração clássica e tal como já nos habituaram, tanto na arte visual como no texto abundam as referências mais ou menos obscuras à ficção e história deste período.


Para mim, foi um prazer voltar a ler uma história da Liga e alegra-me que esta série continue a manter o mesmo nível de qualidade desde o início. Apesar de agora já serem esperadas, as inúmeras referências continuam a entusiasmar-me e agradou-me particularmente a introdução da Ópera dos Três Vinténs, uma das mais soberbas obras musicais alguma vez escrita e ver como esta se adaptou perfeitamente ao mundo da Liga. O teor e espírito da obra e das suas canções permitiu que a introdução de canções na narrativa não se sentisse como um quebrar de ritmo, tornando-a sim mais intensa.

Indissociável da minha experiência de leitura de qualquer volume da Liga, é o trabalho de Jess Nevins e por isso não posso deixar de publicitá-lo. Nevins desde o primeiro volume dedicou parte do seu conhecimento profuso sobre a era vitoriana a elaborador anotações sobre a série. Nem Moore nem O'Neill se dão ao trabalho de explicar as muitas refências culturais que fazem ao longo da obra e o comum dos mortais pode ficar por vezes com a sensação de que houve por ali coisas que não conseguiu agarrar ou por vezes estas são tão obscuras que nem se deu conta que elas lá estavam. Nevins no seu site criou um guia que chama a atenção para estas referências e as explica ou, nalguns casos, as tenta explicar, sugerido possibilidades. Só após a leitura do primeiro volume acompanhada das anotações percebi verdadeiramente a dimensão da minuciosidade da série e o meu entusiasmo por ela multiplicou-se grandemente.

Em último caso, as anotações de Nevins acabaram por influenciar a própria série da Liga, permitindo, segundo as palavras do próprio Alan Moore, que os autores aplicassem sem restrições toda a sua erudição sem receio de perder pelo caminho o leitor comum, esmagado pelo peso das referências obscuras.

Em suma, duas obras recomendáveis: A Liga, de Alan Moore e Kevin O'Neill e as respectivas Anotações, de Jess Nevins (actualmente parte delas também já editadas em livro em edição extensa e anotada pelo próprio O'Neill).

Sem comentários:

Enviar um comentário