segunda-feira, 25 de março de 2013

Lore (2012)



Lore é uma viagem por um país em negação. Passado na Alemanha imediatamente após o fim da 2ª Grande Guerra e da derrota, o filme segue a viagem de Lore e dos seus 4 irmãos a caminho da casa da avó, após a prisão da mãe e do pai, um oficial da SS.

Será uma dura viagem através de um país dividido, orfão e incrédulo, à beira de uma colossal crise de identidade. E será também uma dura jornada espiritual para a adolescente Lore, também ela orfã e em crise de identidade, meio menina meio mulher (cada vez mais mulher que menina), perdida entre a imagem idealizada da estrutura social alemã e os horrores reais da guerra. Uma jornada que a ela, mais que às outras personagens, vai trazer uma nova consciência, imperativa e sem condescendências. Os irmãos são novos demais e capazes ainda de manter uma dose de inocência e de credulidade; os adultos do filme estão demasiado comprometidos com o que se passou e com a ideologia que interiorizaram para nos primeiros momentos do pós-guerra conseguirem admitir o que se passou. Mas Lore, em pleno tumulto interior, sairá desta viagem marcada e em revolta mas por isso mesmo será também quem ficará mais próximo de uma possível redenção.

Neste filme australiano (mas falado quase inteiramente em alemão), a direcção de Cate Shortland, consegue permear o duro realismo com imagens de grande beleza e atenção aos detalhes, conseguindo juntamente com a performance de Saskia Rosendahl, a jovem e estreante actriz principal, trazer uma dose de poesia a uma história, de outra maneira, depressiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário