quinta-feira, 26 de março de 2009

Mini Evento no Montijo - Atalaia: com o convite de Daniel Maia

Nos passados dias 24 e 25 por convide de Daneil Maia, fomos a duas escolas no Montijo, precisamente Atalaia, divulgar a Banda Desenhada onde realmente é necessário, nas escolas primárias. Os alunos tinham previamente pesquisado na internet acerca do trabalho de um dos melhores artistas portugueses, assim que ele chegou à escola foi o delírio total.

No primeiro dia Daniel Maia fez brilhante e pacientemente uma breve explicação da história da Banda Desenhada a estes alunos do primeiro ciclo, explicando como surgiu, as técnicas visuais e narrativas, etc.



Os alunos impacientes ouviam a sua explicação, enquanto olhavam de lado para todos os nossos livros e figuras.

Posteriormente deu a conhecer aos alunos de como se faz a colorização hoje em dia, através de técnicas digitais.

No segundo dia, numa outra escola mais calma repetiu-se o evento mas nesta os alunos tinham preparado uma surpresa, fizeram imensas Bandas Desenhadas que colocaram nas janelas e pilares da escola.


Terminando assim esta jornada o Daniel Maia fez gentilmente desenhos a quem lhe pediu.
Esta iniciativa é realmente de louvar pois é aí que reside o factor X, onde se aprende a ler e a ter gosto pela BD. É isto que realmente falta em Portugal, mais, muito mais iniciativas deste género.

Sendo importante e necessário que todos os directores de escolas, assim como todos os vereadores da cultura de cada concelho estejam receptivos a este tipo de eventos.

Um bem haja ao Daniel Maia e à Professora Fátima pelo convite.

Sem comentários:

Enviar um comentário