sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Samurai 7 - volumes 1 e 2

Em 2004, o estúdio Gonzo produziu uma série de anime (transmitida em Portugal pela RTP 2), inspirada no clássico do cinema, Os 7 Samurais, de Akira Kurosawa. Ao longo de 26 episódios, a história essencial do filme é transportada para um mundo onde o tradicional e a ficção científica se misturam, quando, após uma guerra devastadora, uma aldeia vê-se obrigada a procurar samurais honestos para fazer face a uma horda de samurais degenerados transformados em ciborgues. O anime foi um sucesso e mais tarde surgiu a versão manga, que em termos de adaptação fica a meio caminho entre o filme e o anime, divergindo de ambos nalguns pontos.

Esta versão manga, é composta por dois volumes, que proporcionam uma leitura agradável e rápida, sobretudo devido à arte, que é limpa e escorreita, e à narrativa ligeira e concisa, mais dedicada ao desenvolvimento da história do que ao prolongar dos momentos de acção. Com apenas dois volumes para resumir 26 episódios de anime também não admira que assim o seja. E esse acaba por ser o ponto mais fraco do livro: nota-se que seria preciso mais um ou dois volumes pelo menos para tornar uma leitura agradável numa leitura excepcional. Ainda assim é uma manga a experimentar.

4 comentários:

  1. Tem poucos volumes? Isso normalmente é bom para mim. Achas que vale mesmo a pena (também acho que dois volumes para tanto anime, é pouco...)?
    Eu ando em busca de Mangas que me agradem, e não é fácil, ou não ando a procurar nos sítios certos...

    ResponderEliminar
  2. Depende do que procuras. Se quiseres um livro que te marque, uma coisa excepcional, não me parece que seja este. Mas se quiseres um livro que se leia bem, sem enjoar e sem magoar a vista, então este é fixe e lá está, são só dois volumes e ambos já estão editados.

    ResponderEliminar
  3. Ó Bongop já experimentaste ler a obra prima Blade of the Immortal? Ganhou montes de prémios incluindo um Eisner.

    Sei que gostas de coisas mais ligeiras (este já vai no 23 ou 24. Eu digo isto a toda a gente Mas experimenta um dia que não te vais arrepender, até podes ir ao site da Dark Horse ler umas páginas.

    Não sei se já leste o Uzumaki (3 volumes) e o Gyo (2 volumes) terror espectacular.

    há uma outra série o Blood+ só tem 5 volumes mas sinceramente não sei como é, nunca li.

    Este Samurai 7 que mais uma vez fui eu que o levei para casa e a sócia acabou por ler é uma versão super reduzida.

    ResponderEliminar
  4. Thanks!
    Tou a fazer duas séries que vão ocupar muita prateleira, Gantz e Claymore, mas vou tentar ler on-line essas que me recomendaram. Se me interessarem, claro que me faço a elas :D

    Abraço/beijo

    ResponderEliminar