domingo, 13 de setembro de 2009

Tank Girl - One


Leituras de Férias III

O que dizer de Tank Girl? É um absoluto clássico! Um clássico destravado mas no equilíbrio, sem cair na perversão total.

Tank Girl não tem limites mas também está para lá da maldade: guia-a apenas a diversão, por um caminho onde as regras não existem. No fundo ela é quase uma espécie de Mr. Magoo do punk: a morte e o perigo rodeiam-na a cada passo mas ela segue incólone, não por cegueira física mas por total ausência de medo face ao perigo.

Como o nome indica, a protagonista desta série clássica é uma rapariga que conduz e vive num tanque. Inicialmente dedica-se a conduzi-lo em missões para uma oragnização militar mas pelo seu comportamento irreverente, pela sua relação com um canguru mutante, Booga, o seu namorado e pelo seu falhanço em entregar sacos de colostomia atempadamente ao presidente da nação, torna-se um alvo a abater. A história passa-se numa Austrália pós-apocalíptica e desenrola-se ao longo de episódios curtos.

Filha da irreverência iconoclasta dos anos 80 britânicos, esta banda-desenhada e a sua protagonista foram abraçadas pela contra-cultura do seu tempo e tornou-se um ícone punk e feminista que ainda perdura. Foi criada por Alan C. Martin e Jamie Hewlett, tendo nalgumas história a colaboração de outros autores e muitas influências da música e cultura alternativa do seu tempo.

Toda a série encontra-se compilada numa colecção da Titan Books, a qual este ano foi remasterizada para a comemoração dos 20 anos da personagem. O livro Um contém as quinze histórias publicadas na revista Deadline de Outubro de 1988 a Fevereiro de 1990, todas no branco e preto original. Inclui ainda alguns extras como uma introdução de Alan C. Martin, capas e pin-ups.

Uma excelente oportunidade para entrar no mundo desregrado, escatológico e impulsivo desta personagem clássica.

3 comentários:

  1. Para além da BD não foi também feito um filme nos anos 90?

    ResponderEliminar
  2. Foi sim. Acho que os criadores não ficaram nada contentes com o resultado. Mas se bem me lembro a primeira vez que dei conta da existência da Tank Girl deve ter sido quando o filme saiu.

    ResponderEliminar
  3. Precisamente por isso é que estão a planear um novo filme.

    Pelo menos foi o que o Rufus Dayglo me disse no ano passado.

    ResponderEliminar