segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1001 Filmes: Butch Cassidy & The Sundance Kid



Nota: Este post foi instigado pelo livro "1001 Movies You Must See Before You Die".

Nos finais do século XIX, Butch Cassidy e Sundance Kid juntaram-se numa carreira dedicada ao crime no Velho Oeste. Formaram o The Wild Bunch, um bando lendário dedicado ao assalto a bancos e comboios e, no início do século XX, perseguidos pela Agência de Detectives Pinkerton, fugiram para a América do Sul acompanhados por Etta Place, a companheira de Kid, onde supostamente vieram a falecer. Viveram uma vida de crime e aventura, envolta em vários mistérios, mas ficaram bem presentes na memória e cultura populares.

Em 1969, George Roy Hill imortalizou-os num filme fascinante que juntou duas lendas do cinema: Paul Newman e Robert Redford. E que abençoada união: é a química entre estas estrelas e entre as suas personagens tão opostas mas tão complementares que dá brilho ao argumento sagazmente satírico de William Goldman. Todo o filme é um sem parar de frases e diálogos memoráveis mas são os actores quem lhes dá a credibilidade e substância.

Produzido num período que viu o conceito tradicional e conservador do Western derivar nas mais diversas leituras  revisionistas do géneros, este filme não deixa de mostrar as marcas do seu tempo. A banda sonora é um dos aspectos mais óbvios, tendo para a história ficado a música de Burt Bacharach "The Raindrops Keep Falling on my Head", a qual apesar de criar um momento simpático no filme, destoa notoriamente da época retratada (tanto quanto Brian Adams num filme sobre Robin Wood...). Mais positivamente no que respeita a marcas dos anos 60, há também um certo aroma da liberdade sexual hippy na maneira ligeira, deliciosa e por vezes desconcertante como é retratada a relação de Etta Place com os dois bandidos. Sem falar no já referido tom de comédia e sátira que permeia o argumento.

Ver Butch Cassidy & The Sundance Kid (ou em português, Dois Homens e Um Destino) é ainda hoje um prazer feito de diversão e aventura e é notório que daqui beberam sem dúvida muitas das duplas de acção/comédias do cinema americano, como por exemplo a de Arma Mortífera.

Sem comentários:

Enviar um comentário