sábado, 10 de setembro de 2011

Cinema: (500) Days of Summer


This is not a love story. This is a story about love.

Pela parte que me toca um filme que comece ao som de Regina Spektor já tem logo aí despachado metade do trabalho para me conquistar. E depois de um desenvolvimento ondulante acaba de vez por completar esse trabalho muito perto do final com o brilhante (mesmo que não original) momento das Expectativas vs. Realidade.

(500) Days of Summer é uma comédia dramática de 2009 realizada por Marc Webb, que conta a história da relação do apaixonado Tom (joseph Gordon-Levitt), um escritor de postais e Summer (Zooey Deschanel), uma secretária da empresa onde Tom trabalha que não acredita no amor. Ao sabor de dias e momentos quase aleatórios vai-se desenhando esta história ora amarga, ora doce e ilustrada por um estilo visual quase dentro do realismo mágico, que por vezes nos proporciona belas imagens do maravilhoso quotidiano mas que nalguns momentos caminha demasiado perto das fronteiras do forçado. Também a história vai caminhando numa corda bamba entre as convenções do género e o inesperado até ao abençoado final agridoce que eleva o filme muito para lá da maioria dos seus congéneres.

No seu todo há mais que suficiente beleza, doçura, amargura e tristeza mas também a certeza de que mesmo que no amor se tropece o caminho é em frente, em direcção à próxima tentativa e erro ou quem sabe ao prémio final, para que depois de ver (500) Days of Summer o filme fique connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário